A importância da pesquisa de mercado para alavancar resultados nas redes de negócios

Conhecer o mercado é tão importante quando oferecer um produto de qualidade. A administradora Nadia Korosue fala sobre a importância de realizar uma pesquisa de mercado para melhorar os resultados em uma rede de negócios.

Por Nadia Korosue

pesquisa-de-mercadoA pesquisa pode dar sua maior contribuição quando a análise é feita com objetividade, de maneira imparcial e trabalhando com informações pertinentes aos objetivos definidos. Dentro das grandes redes de negócios, a pesquisa de mercado tem sido um instrumento altamente valioso nas tomadas de decisões com menor risco, para solução de inúmeros problemas e para alavancar resultados.

Sempre que se colhe, registra, compila e analisa um fato, está se realizando uma pesquisa. Atualmente há diversas abordagens e métodos variados para realização de pesquisas disponíveis no mercado, bem como empresas conceituadas e especializadas para este tipo de trabalho.

Vale lembrar que, como o trabalho de pesquisa é geralmente baseado em amostra, há a possibilidade de erros. Por isso, se a metodologia de pesquisa for definida e realizada com atenção, com plena compreensão das possibilidades e limitações, pode se constituir em grande ajuda. Em redes de negócios, os principais objetivos de uma pesquisa são:

  • Avaliar o melhor canal de venda e distribuição.
  • Identificar e/ou validar o público-alvo.
  • Avaliar o tamanho e comportamento do mercado (consumidor, preço, produto e marca) e concorrência.
  • Diferenciar potencial de mercado.
  • Verificar a atuação de metodologias, estratégias e políticas.
  • Determinar a aceitação de novo produto pelos consumidores.
  • Avaliar impactos e eficiência de ações de marketing.
  • Avaliar pontos estratégicos de venda.
  • Investigar pontos de melhoria nos processos e no relacionamento com os empreendedores.
  • Determinar razões de insatisfação do cliente e avaliar melhorias.
  • Avaliar o desenvolvimento de mercado em outras regiões nacionais e internacionais.
  • Identificar novos indicadores de desempenho e novas oportunidades para o negócio.

Pode-se tomar como um ótimo exemplo de realização de pesquisa dentro do canal de franquias, a fase de expansão. Se não houver uma boa pesquisa para identificação de pontos negativos e atuar nas melhorias do negócio atual, definição do perfil e seleção correta do investidor para o tipo de negócio, assim como a determinação correta da região de instalação do empreendimento, este está fadado a ter um curto ciclo de vida e impactando inclusive no valor da marca.

Os executivos necessitam cada vez mais de informações relevantes, a fim de alavancar resultados e manter seus negócios sustentáveis. A pesquisa realizada continuamente é fundamental para sobrevivência diante de tanta concorrência, principalmente em mercados que se encontram já em um cenário de saturação. O executivo deve cada vez mais ser capaz de utilizar e avaliar a pesquisa com visão estratégica, a fim de tomar decisões inteligentes.

Como o mundo dos negócios está em constante transformação, é imprescindível gerar histórico das pesquisas realizadas e criar um centro de informações para analisar e alavancar resultados e base comparativa para futuras pesquisas.

Nadia Korosue é administradora de empresas, especialista em projetos, sócia da GOAKIRA Consultoria.

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