Cachaça Industrial X Cachaça Artesanal, disputa ou complementariedade

*Por Antonio Baldinotti

A diferença entre cachaça industrial e artesanal esta no processo de produção.

Quanto a Cachaça ARTESANAL é elaborada geralmente em alambiques do cobre, tem colheita da cana de açúcar manual, sendo chamada agricultura familiar e o processo de moagem é feito com um a dois ternos no máximo; (com uma grande perca na extração).

A fermentação leva de 15 a 30 horas para fermentar, em geral não usa aditivos químicos, a sua destilação é feita por batelada em alambiques de cobre e o destilado aproveitado é somente o coração do destilado sendo desprezados a cabeça e a cauda, grande perca de cachaça desprezada.

Esta cachaça pronta deve ser 100% composta do coração para se tornar artesanal.

Já a Cachaça INDUSTRIAL é produzida por grandes produtores de cana, onde a cana é esmagada por grandes ternos de moendas geralmente de 4 a 5 ternos com percas mínimas na extração.

A fermentação é feita em grandes dornas com refrigeração feitas por trocadores calor de placa, usando produtos químicos que agilizam a fermentação.

A destilação é feita em destilarias tipo clássica com destilação continua.

LEGISLAÇÃO – quanto a legislação não estabelece distinção entre os produtos finais das destilarias industriais e dos alambiques artesanais.

Mas na pratica existem muitas diferenças entre as duas cachaças.

Além da diferença na produção das duas cachaças existe uma grande diferença nas exportações onde a cachaça industrial é muito mais comercializada inclusive pela sua maior produção.

Segundo dados do PBDAC – Programa Brasileiro do Desenvolvimento da Aguardente de Cana e do IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça, o Brasil produz anualmente 1,3 bilhões de litros. Sendo que 75% desse total é industrial e 25% artesanal.

Vale ressaltar, que a produção industrial está sendo a maior parte no Estado de São Paulo e a artesanal quase toda produzida no Estado de Minas Gerais.

É bom observar que o envelhecimento da cachaça na madeira contribui para dar a cachaça características única de sabor, cor e aroma. Essas características são essências na hora de degustar uma boa cachaça madeiras para envelhecimento carvalho americano, carvalho europeu, amburana, amendoim e outros.

Em termos de opinião, ressalto, que não há disputa; na verdade, cada bebida tem um publico indiferentemente.

 

*Antonio Baldinotti é Diretor Comercial da Copacesp

Check Also

mini-alambique

Cresce o número de adeptos da destilação de bebidas em casa no Brasil

Brasil se inspira em outros países e cresce o número de adeptos da destilação de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *