Cidades da região de Ribeirão Preto têm até 21 de fevereiro para aderir ao Programa Educacional “Agronegócio na Escola” que terá muitas novidades em 2014

A ABAG/RP já está com tudo pronto para iniciar mais uma edição de seu Programa Educacional, será o 14º ano do “Agronegócio na Escola”, que é desenvolvido pela Associação em parceria com as secretarias municipais de educação das cidades de sua área de atuação na região de Ribeirão Preto.

Os municípios que já participaram no ano passado estão renovando a parceria e novos municípios se preparam para um ano repleto de atividades do Programa. Até o dia 21 de fevereiro os responsáveis pela educação das cidades, que têm escolas do Ensino Fundamental 2, podem inscrever quantas escolas quiserem para que seus professores e alunos, de 8º e 9º anos,  possam conhecer um pouco melhor a história e a economia agroindustrial da região.

Algumas inovações acontecerão neste ano de 2014. A primeira é a renovação do material didático, que passa a contar com três frentes de apoio: uma nova edição da cartilha “Agronegócio sua vida depende dele”; uma cartilha on-line complementar, com conteúdo adicional aos alunos; e um caderno especial de apoio ao professor.

A outra será a “Feira do Conhecimento” para incentivar a criatividade e a inovação entre os estudantes. Um estímulo à cultura investigativa e ao empreendedorismo. Os alunos terão a oportunidade de interagirem e desenvolverem suas habilidades e competências na abordagem de um assunto ligado ao agronegócio. A ideia é que o tradicional modelo de aplicação do Programa, que propicia o contato direto dos professores e alunos com o setor, possa ser usado como base da Feira.

Sobre o “Agronegócio na Escola”

Esse trabalho vem sendo desenvolvido pela ABAG/RP desde 2001, mais de 160 mil alunos já participaram. O objetivo é valorizar o agronegócio regional,  isso acontece devido ao modelo de aplicação do Programa que propicia ver de perto todos os elos dessa cadeia produtiva: visitar indústrias, usinas, fazendas, empresas, feiras, universidades e centros de pesquisas. Dessa forma alunos e professores enxergam, além da produção e do lado econômico do setor, outros lados do tripé da sustentabilidade que estão arraigados ao agronegócio, a preservação ambiental e o desenvolvimento social. É a chance para que também percebam as oportunidades profissionais que a região oferece.

Mais informações
Valéria Ribeiro

Assessora de Comunicação – ABAG/RP
Tel: (16) 3623-2326 / (16) 997962446
E-mail: abagrp3@abagrp.org.br

 

Check Also

vencedores

Brasil terá 2a Edição do Concurso Nacional de Rabo de Galo

    São Paulo recebe II Concurso Nacional de Rabo de Galo com entrada e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *