Microfranquias: as vantagens e os desafios

O mercado de franquias têm crescido consideravelmente nos últimos anos. Isso acontece em grande parte porque para os empreendedores de primeira viagem acaba sendo mais fácil replicar um modelo do que iniciar uma empresa do zero. A administradora de empresas Nadia Korosue escreveu sobre um nicho do mercado de que tem crescido muito nos últimos anos: as microfranquias.

Por Nadia Korosue

 

microfranquias-as-vantagens-e-os-desafiosQual empreendedor não sonha em ter um negócio com alto potencial de retorno e baixo investimento? O mercado de franquias vem apostando e dando cada vez mais foco em um modelo de negócio que aplica conceitos e princípios básicos das franquias tradicionais e que gera oportunidade para aqueles que possuem baixo investimento inicial: as microfranquias.

Segundo a definição da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as microfranquias são as opções com investimento inicial de até R$ 80 mil, ou seja, negócios que correspondem por três vezes o PIB per capita no Brasil, que está aproximadamente em US$ 12,5 mil. O setor cresceu em 2012, 22% em relação ao ano de 2011, crescendo de R$ 3,7 bilhões para R$ 4,5 bilhões. Em número de redes, saltou de 336 para 368 e em unidades, de 12.561 para 13.352, representando uma expansão de 6%.

A atratividade deste modelo é grande, pois além da grande maioria propor um faturamento médio mensal de até R$ 30 mil aos seus franqueados, geralmente são negócios bem estruturados, de fácil implantação e operação. Algumas microfranquias demandam pouca mão de obra ou não exigem em curto prazo de um ponto comercial e, consequentemente, possuem forte potencial de expansão da marca.

 

A avaliação da ABF é de que a expansão das microfranquias se deve ao aumento expressivo da classe C e do aquecimento da economia doméstica. Por todos estes motivos, o setor tem crescido em um ritmo muito acelerado e essa tendência deve continuar, formalizando cada vez mais negócios de pequeno porte.

Atualmente elas já devem representar aproximadamente 5% do faturamento total do setor de franquias, sendo as áreas de atuação mais comuns às de serviços de limpeza e manutenção do lar, cuidados com idosos e animais de estimação, beleza, estética, turismo e aulas particulares.

Tudo é muito tentador e promissor, entretanto, antes de embarcar neste mercado é necessário prestar atenção em alguns detalhes básicos para atender as expectativas e obter resultados satisfatórios. Primeiramente, é essencial confirmar se o seu perfil está de acordo com o modelo de negócio. As empresas franqueadoras de microfranquias, em geral, procuram franqueados que possam: se dedicar integralmente, sejam organizados, disciplinados, comunicativos, tenham uma boa rede de relacionamento e que tenham automotivação.

O segundo passo é selecionar um negócio de sua área de interesse e avaliar a sinergia de princípios e valores. Por fim, e não menos importante, certificar-se da veracidade dos valores divulgados, do histórico da empresa, dos fatores essenciais para viabilidade da microfranquia no mercado da região definida e do capital de giro necessário.

Por serem muito visadas, muitas empresas em processo de formatação buscam transformar o seu modelo em microfranquias deixando muitas vezes de considerar no investimento inicial alguns valores primordiais como, por exemplo, o ponto de venda, aquisição de materiais específicos e taxas adicionais. Assim, o investimento inicial costuma ser bem diferente e acima do previsto.

É de extrema importância confirmar se as premissas apresentadas sejam realistas, viáveis, e que os objetivos sejam alcançáveis para diminuir a probabilidade de surpresas desagradáveis. Apesar de o investimento inicial ser baixo, as microfranquias não estão ausentes dos riscos de qualquer negócio.

Outro ponto é atentar se as reservas disponíveis são suficientes para cobrir as despesas até a unidade dar lucro. É importante lembrar também que como todo empreendimento, o retorno do investimento geralmente não é de curto prazo, e nas microfranquias não é diferente, podendo variar em média de 18 a 24 meses.

Por todos estes desafios, antes de entrar no mundo das microfranquias, procure informações detalhadas do negócio, converse com outros franqueados da rede, veja o nível de satisfação deles, analise com cautela as projeções financeiras e as cláusulas contratuais, e, se ainda assim não se sentir confortável, procure especialistas para ajudar a esclarecer as dúvidas. Há diversas instituições e consultorias especializadas como a ABF e o Sebrae, por exemplo, que visam orientar e capacitar os empreendedores que desejam investir nesse modelo para tomar uma decisão mais assertiva.

Nadia Korosue é administradora de empresas, especialista em projetos, sócia da GOAKIRA Consultoria.

Sobre a GoAkira:
www.goakira.com.br
(11) 2507 8009

 

Informações para a imprensa:

InformaMídia Comunicação

Juliana Colognesi

juliana@informamidia.com.br

(11) 2834 9295/ 98393 3689

Morgana Almeida
morgana@informamidia.com.br

(11) 2834 9295 / 97996 5949

Check Also

Seminário de Bioeletricidade 2017

Potencial da bioeletricidade será discutido na Fenasucro & Agrocana

Potencial da bioeletricidade será discutido na Fenasucro & Agrocana Nos últimos anos, a bioeletricidade vem ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *