Moagem de cana se estende até dezembro por causa de atraso com chuvas

cana002São Paulo, 01 – As usinas sucroalcooleiras da região Centro-Sul deixaram de processar cerca de 50 milhões de toneladas de cana-de-açúcar no mês de junho por causa das chuvas, revelou hoje o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues. ‘Perdemos 25 dias de moagem em junho mas, em compensação, essas chuvas beneficiaram o desenvolvimento da lavoura’, disse ele.

De acordo com Padua, o atraso provocado pelo clima úmido esticará a temporada de moagem até o Natal. Ele prevê que apenas duas unidades encerrem as atividades em outubro. ‘Vai ser uma safra longa. As usinas que pretendiam terminar em outubro vão prolongar para novembro e a maioria vai processar cana até dezembro’, afirmou. A proporção de usinas que só produzem etanol ficou estável em 14% neste ano, segundo ele.

A Unica adiantou que 75% da safra do Centro-Sul foi processada até 30 de setembro, mas os números referentes à segunda quinzena de setembro serão divulgados apenas na próxima semana. Para Padua, a moagem deve ultrapassar no fim de outubro o recorde de 556,9 milhões de toneladas verificado em 2010/11.

O diretor técnico da Unica acrescentou que as geadas a partir de julho reduziram a oferta de cana neste ano, especialmente no Paraná e em Mato Grosso do Sul. ‘Esses dois Estados perderam quase 6 milhões de toneladas de cana’, afirmou. Ele observou que geadas interromperam o desenvolvimento de canaviais com três meses de crescimento, o que pode gerar desequilíbrios na colheita do ano que vem.

Mas não foi somente o clima que levou a associação a revisar para baixo as estimativas da safra 2013/14, também houve perdas com a mecanização da colheita e pragas (broca e cigarrinha). A Unica reduziu a projeção da moagem de cana da região Centro-Sul na safra 2013/14 para 587 milhões de toneladas, 0,4% menos que as 589,6 milhões de toneladas estimadas em abril, mas 10,2% acima das 532,75 milhões de toneladas processadas em 2012/13.

Check Also

mini-alambique

Cresce o número de adeptos da destilação de bebidas em casa no Brasil

Brasil se inspira em outros países e cresce o número de adeptos da destilação de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *