O que torna um profissional diferenciado ?

Por Ana Paula Azevedo, sócia-diretora da Garcia Azevedo e Consultores, especializada na implementação de estratégias em Gestão Integrada dos Recursos Humanos

Ser modelo de profissionalismo é o ideal de muitas pessoas. Existem atitudes que ajudam a atingir este objetivo. Abaixo, saiba os aspectos práticos para este caminho!

– Conheça os seus valores pessoais e da empresa em que trabalha. Esta consciência trará segurança na decisão de permanecer e investir sua energia na organização atual. A gente se engaja quando o nosso propósito tem sinergia com os da companhia escolhida.

– Reconheça suas crenças porque elas podem nos boicotar. Elas muitas vezes são fruto do que aprendemos com nossa família. A nossa postura pode ser reflexo disso ao invés de estar baseada nos nossos objetivos pessoais.

– Seja sempre comprometido com os resultados, entregando o que lhe foi solicitado e com qualidade. Seja pró-ativo. Pense quais outras possibilidades podem existir e que, até então, não foi pensado.

– A troca de conhecimento e experiência é um ótimo caminho para você e as pessoas que trabalham na empresa se estimularem, aprenderem e chegarem a um resultado final diferenciado.Você vai ganhar muito com isto, porque quando passamos nossa experiência e aprendizado,reforçamos nosso conhecimento, criamos uma dinâmica de troca e ajudamos na expansão das vantagens competitivas da empresa.

– Você representa a empresa em que trabalha, independentemente da área em que atua e de onde estiver. Tenha uma atitude sempre voltada para a ética, responsabilidade e coerência.

– O tamanho do seu investimento no seu desenvolvimento pessoal e profissional é que fará diferença na sua autoestima e crescimento. Hoje é obrigatório fazer um curso superior, pós graduação. Porém, o investimento no seu aprimoramento não pode parar nunca. Sempre podemos aprender mais e conhecer outras maneiras de trabalhar e agir. Por isso, busque cursos, palestras e livros para se atualizar, independentemente de a empresa financiar. Você é o único responsável pela sua carreira. Outro ponto importante é o conhecimento do seu mercado de atuação.

– Saiba como sua área impacta nos resultados da empresa. Conheça a cadeia de valor da companhia. Assim, você vai abranger mais a sua visão organizacional. É importante que você realize que toda área é essencial para a entrega dos resultados. Umas são mais percebidas e outras não, mas se a sua não fosse importante, não existiria. Portanto, tenha energia e vontade de trabalhar nela. Se você tem interesse em trabalhar em outra função, se prepare e comunique a empresa de maneira madura.

– Não hesite em questionar, quando houver necessidade. Colocar suas opiniões é uma maneira de contribuir com o crescimento da empresa. Mas tenha sempre conhecimento sobre o assunto.

– Reforce sempre seus pontos fortes e trabalhe os pontos a melhorar. Saiba separar os feedbacks construtivos dos destrutivos, fazendo dos primeiros grandes aliados para seu crescimento profissional.

O mais importante de tudo é saber que quem constrói sua empregabilidade é você!

Informações à imprensa
Flávia Ghiurghi
flavia@garcia-azevedo.com.br
(11) 9-9716-2800

Check Also

Seminário de Bioeletricidade 2017

Potencial da bioeletricidade será discutido na Fenasucro & Agrocana

Potencial da bioeletricidade será discutido na Fenasucro & Agrocana Nos últimos anos, a bioeletricidade vem ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *